O Conceito de Taxa de Câmbio Nominal, Real e Efetiva.
Quando alguém faz referencia à desvalorização da taxa de câmbio, geralmente esta se referindo à taxa de câmbio nominal. Mas isso não significa que houve uma desvalorização real. Portanto, os conceitos de taxa de câmbio nominal e taxa de câmbio real são importantes para que se possam entender os impactos da mudança de seu valor nas condições de competitividade dos países.
Taxa de Cambio Nominal.
Quando define-se taxa de câmbio, em geral utiliza-se o conceito de taxa de câmbio nominal para esta definição. Assim, taxa de câmbio nominal é a relação que expressa o preço de uma unidade de moeda nacional em relação à moeda estrangeira ou vice-versa. Assim pode-se dizer que a taxa nominal de câmbio entre a moeda nacional e o dólar é 2,40 por unidade de dólar ou US$ 0,4167 por unidade de moeda nacional (Real).
As taxas de câmbio entre as diversas moedas variam a todo instante. Essas variações são denominadas de apreciação nominais ou depreciação nominais. A apreciação de uma moeda domestica é o aumento do seu preço em relação à outra estrangeira e a depreciação, de maneira inversa, significa que o preço da moeda nacional em relação à estrangeira esta caindo. Portanto, a apreciação de uma moeda significa diminuição na taxa de câmbio e a depreciação corresponde ao aumento desta taxa.
Taxa de Câmbio Real.
A taxa de câmbio real é definida como a relação de preços entre o produto nacional e o produto estrangeiro, podendo ser obtida a partir da seguinte expressão:
∅ = EP* (1) P
Onde:
∅ = Taxa de Câmbio real
EP* = Preço do bem estrangeiro expresso em moeda domestica
P = Preço do produto nacional.
Assim, EP* expressa o preço do produto estrangeiro em moeda nacional e P o preço do produto nacional. Quando EP* aumenta, diz-se que houve uma desvalorização real da moeda. Seguindo a equação acima, essa desvalorização também poderia ter acontecido caso houvesse um aumento no preço do bem no país