Análise Macro Econômica - questões a rever
1. Qual é a diferença entre a taxa de câmbio nominal e real de uma economia? O que cada uma delas significa e como são calculadas?
A taxa de câmbio nominal corresponde simplesmente ao preço da moeda doméstica em termos de uma moeda estrangeira, enquanto que a taxa de câmbio real demonstra o preço dos bens e serviços domésticos em termos dos bens e serviços do outro país, retratando assim o preço da moeda doméstica considerando as taxas de inflação das duas economias. Considerando que o nosso câmbio é, em essência (deixando de lado as intervenções “esporádicas”), flutuante, a taxa nominal é calculada conforme a quantidade de moeda doméstica e estrangeira que se tem circulando na economia, de modo que a quantidade de moeda doméstica dividida pela quantidade de moeda estrangeira indica a taxa de câmbio nominal, considerando-se o modelo de “câmbio incerto”, como é o caso brasileiro. Já taxa real do câmbio é calculada levando-se em conta a inflação das duas economias em comparação, ou seja, considerando o nível de preços. Para tanto, continuando na hipótese de “câmbio incerto”, multiplica-se o nível de preços dos bens e serviços estrangeiros pela taxa nominal de câmbio, e então divide-se o resultado pelo preço do bens e serviços domésticos (e.P*/P), encontrando-se então a taxa real de câmbio.
2. No Brasil, o câmbio real é mais apreciado ou depreciado que o nominal? Por quê?
No Brasil, o câmbio real é mais apreciado que o nominal, pois os preços dos nossos produtos e serviços são mais elevados do que os estrangeiros, em razão do nível maior de inflação.
3. O que á taxa de câmbio real de equilíbrio de uma economia? E, caso ela exista, o que significa o conceito de desalinhamento cambial?
A taxa de câmbio real de equilíbrio é um conceito acadêmico controverso que traduz uma taxa de câmbio real,de longo prazo, que equilibra a balança comercial (exportações e importações), supostamente mantendo o restante da economia equilibrado. Os