Lista De Macroeconomia 2 Blanco 1
1- O que descreve a equação πt - πt - 1 = - α[ut - un]? A partir dela examine o que se pode concluir do seguinte caso: ut = 5% e un = 8,0.
A equação πt - πt - 1 = - α[ut - un] foi construída a partir do conceito de que a taxa natural de desemprego não poderia ser sustentada abaixo da taxa natural de desemprego. Dessa forma a taxa natural de desemprego é a taxa de desemprego em que a taxa de inflação efetiva é igual à taxa de inflação esperada. Tal relação proporciona outra maneira de pensar a curva de Phillips, uma relação entre a taxa de desemprego efetiva, a taxa natural de desemprego e a variação da taxa de inflação. Quando a taxa de desemprego efetiva é maior do que a taxa natural de desemprego, a taxa de inflação diminui; e quando a taxa de desemprego efetiva é menor do que a taxa natural de desemprego, a taxa de inflação aumenta. Dessa forma, a taxa natural de desemprego é a taxa de desemprego necessária para manter a taxa de inflação constante.
Considerando, ut = 5% e un = 8,0. Analisa-se: ut = 5%= 5/100= 0,05 ut < un , ou seja, πt > πt - 1. A taxa de inflação aumenta.
2- A partir da chamada Lei de Okun analise a seguinte afirmação: um aumento da taxa de emprego não leva a diminuição proporcional da taxa de desemprego.
A Lei de Okun nos mostra a relação negativa entre a mudança no desemprego e o crescimento do produto. O crescimento anual do produto deve ser, no mínimo, 3% para impedir que a taxa de desemprego aumente, devido o crescimento da força de trabalho e o crescimento da produtividade do trabalho. Um aumento da taxa de emprego não leva a uma diminuição proporcional da taxa de desemprego. A razão é que a força de trabalho aumenta, e se o emprego aumenta, nem todas as vagas são preenchidas pelos desempregados. Algumas vagas também serão preenchidas por aquelas pessoas que não estavam procurando emprego ativamente. Por estas e outras razões, o desemprego diminui menos em relação ao aumento do emprego.
3 - É possível ocorrer