O conceito de negociação
Um dos temas mais intrigantes nas relações humanas é a negociação, pois tudo o que desejamos obter da outra parte passa por essa etapa, seja quando negociamos uma venda ou quando apenas desejamos que alguém nos faça algo nas esferas pessoal ou profissional.
O uso mais frequente do termo negociação concentra-se no comércio, tráfico, relações comerciais, transações, combinações e ajustes. Mas, a negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionada à satisfação de ambos os lados.
Para uma boa negociação alguns aspectos devem ser definidos pelos negociadores. Primeiro é separar as pessoas do problema. Em seguida devem concentrar-se nos interesses de ambas as partes, este processo resulta em ganhos todos os negociadores.
2. Desenvolvimento
2.1. O processo de negociação
O processo de negociação pode ser definido como um sistema de transformação de entradas em saídas. As entradas são os motivos que levam o sistema a uma necessidade de transformação, e as saídas são os resultados da transformação.
Neste processo devem-se analisar as influências e os resultados de cada etapa, a fim de concretizar um acordo que ambas as partes ganham. As entradas são compostas pelas diferenças individuais dos negociadores ou de terceiro, os valores pessoais dos envolvidos, os interesses comuns das partes, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder, a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade; neste sentido o sucesso da negociação está diretamente relacionado com as características individuais dos negociadores. A negociação é composta pelo feedback entre os negociadores, a troca de informações. E as saídas são a conquista de pessoas, as concessões, a persuasão, a satisfação das necessidades, a decisão conjunta, o acordo, a solução do conflito, os benefícios do conflito, os benefícios duradouros, e a visão estratégica; se todos os itens de entrada foram levados em consideração, após a