O conceito de espaço.
1. Espaço e a geografia tradicional
“O conjunto de correntes que caracterizou a geografia no período que se estende de 1870, aproximadamente, quando a geografia tornou –se uma disciplina institucionalizada nas universidades europeias, à década de 1950, quando verificou-se a denominada revolução teorético-quantitativa, é por nós identificado como geografia tradicional, que antecede às mudanças que se verificarão nas décadas de 1950, primeiramente, e, depois, na de 1970.” (CORRÊA, 2000, p.16)
“A geografia tradicional em suas diversas versões privilegiou os conceitos de paisagem e região, em torno deles estabelecendo-se a discussão sobre o OBJETO DA GEOGRAFIA e a sua IDENTIDADE no âmbito das demais ciências. Assim, os debates incluíam os conceitos de paisagem, região natural e região-paisagem, assim como os de paisagem cultural, gênero de vida e diferenciação de áreas. Envolviam geógrafos vinculados ao POSITIVISMO e ao HISTORICISMO. (...) A abordagem espacial, associada à localização das atividades dos homens e aos fluxos, era muito secundária entre os geógrafos como, entre outros (...)” (CORRÊA, 2000, p.17)
“O espaço, em realidade, não se constitui em um conceito-chave na geografia tradicional. Contudo, está presente na obra de Ratzel e de Hartshorne, ainda que, como no caso do segundo, de modo implícito. (...) O espaço em Ratzel é visto como base indispensável para a vida do homem, ENCERRANDO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, quer naturais, quer