Conceito de Espaço
DUQUE DE CAXIAS, 15 DE DESEMBRO DE 2014
NOME: THAIS DOS SANTOS SERAFIM - 2º PERIODO
ECOLOGIA POLITICA
Fragmentação – A ideia newtoniana de que o universo trabalha de forma mecanicista e que se pudesse ser entendido as partes logo se entendia o todo. Observando a própria lógica de espaço absoluto sendo formado por peças isoladas que se ligavam sem nenhuma analogia externa, sendo o todo o singelo somatório das divisões, não havia mutação.
Mutabilidade x imutabilidade –O universo era como uma coisa eterna sem evolução, um mero receptáculo segundo Kant, que sempre existiu. Com o aparecimento da teoria da relatividade, e o conceito do espaço-tempo, este pensamento começou a se modificar, a mutabilidade do universo começou na ideia de expansão, o universo está sempre em expansão, esta nova teoria colocaria o tempo na equação, mostrando que o universo no passado foi de um jeito mas agora é de outro, fazendo da ação do universo um comprovante da passagem do tempo, e vice versa.
Totalidade – Sendo o espaço mais que suas partes somadas, e sim sua verticalidades e horizontalidades, um conjunto de seus eventos, técnicas e rugosidades, isto é o espaço encontra se em constante mutabilidade que passa por processos de totalizações constantes, que adicionam relações sociais, econômicas e ambienta ao longo do tempo.
Dinâmica interna – Compete na troca de energia interna, sendo a evolução da totalidade a dinâmica da paisagem, gerando fluxos de energia e matéria que auto se organizam.
Previsibilidade – O universo sendo influenciado pelo tempo, já que este condiz com a ação de expansão, o universo não pode ter seu tempo e expansão previsto, já que não funciona através de ciclos, existem ciclo que se repetem dentro do universo mas de formas diferentes, suas previsibilidades são mínimas.
Certeza - A ideia Cartesiana de que os avanços científicos poderiam a uma verdade absoluta e única, hoje sabemos que os avanços científicos