Relatório sobre as Leis de Kirchhoff
1.1- Elementos de um Circuito Elétrico As Leis de Kirchhoff envolvem conceitos básicos para a análise e resolução de circuitos elétricos. Basicamente, um circuito elétrico é formado pela interligação de componentes elétricos ou elementos de circuitos. Assim, definir-se-á que os circuitos, aqui estudados, serão formados pela conexão de resistores e fontes de tensão e/ou corrente. Portanto, é necessário conhecer algumas definições a respeito das partes que compõem um circuito elétrico, e que estão indicadas na Figura 1:
• NÓ: ponto onde dois ou mais elementos de circuitos têm uma conexão comum; • RAMO: é um caminho único, contendo um elemento de circuito e que conecta um nó a outro nó qualquer;
• LAÇO: caminho fechado por onde possa fluir corrente;
• MALHA: é um laço que não contêm internamente outro laço.
1.2- Lei de Kirchhoff das Tensões – Lei das Malhas A Figura 2 mostra um circuito de uma malha, onde estão identificadas todas as tensões e corrente, com suas respectivas polaridades.
Tomando-se em consideração as polaridades das quedas de tensão em cada elemento de uma malha, e considerando-se que tensão ou diferença de potencial está relacionada à energia (J/C), e que energia é conservativa, então, a Lei de Kirchhoff dasTensões pode ser enunciada como segue:
“A soma algébrica das tensões em uma malha é igual a zero”.
Para o circuito da Figura 2, pode-se, então, escrever a Lei de Kirchhoff das
Tensões como:
V1 +V2 −V = 0 Equação(1)
1.3- Lei de Kirchhoff das Correntes Para a determinação da Lei de Kirchhoff das Correntes, considera-se o circuito da
Figura 3, o qual é constituído de um par de nó, onde estão ligados os elementos ativos e passivos. Observa-se, ainda, que todas as polaridades de tensão e correntes encontram-se referenciadas.
Portanto, considerando-se a referência