Relatorio pratica 7 fisica eletromagnetismo
FLAVIO ALMEIDA
ROBERT SCHIARA BICALHO
Relatório de Aula Prática – Física eletromagnética
PRÁTICA 7
CIRCUITOS COMPLEXOS – LEIS DE KIRCHHOFF
CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNA
UNIDADE CONTAGEM
Relatório de Aula Prática – Física eletromagnética
PRÁTICA 7
Circuitos complexos – Leis de Kirchhoff
1. INTRODUÇÃO
Há casos em que desejamos analisar um circuito elétrico, mas ele não pode ser reduzido a uma mera associação de resistores em série ou paralelo. Nessas situações é necessário utilizar as leis de Kirchhoff na análise.
Contudo, para compreender as Leis de Kirchhoff são necessárias as definições de nós e de malhas de um circuito:
i) Nó: um nó é um ponto do circuito onde se encontram dois ou mais condutores. ii) Malha: uma malha é um caminho condutor fechado do circuito.
1ª Lei de Kirchhoff ou lei dos nós: a soma algébrica de todas sas correntes elétricas que entram ou saem de um nó é igual a zero, ou seja, a corrente que entra tem que ser igual à corrente que sai (o no não consome nem cria carga – conservação da carga elétrica). Se você atribuir sinal positivo para a corrente que entra no nó, então deve atribuir sinal negativo para a corrente que sai do nó.
2ª Lei de Kirchhoff ou lei das malhas: a soma algébrica de todas as diferenças de potencial através de uma malha, incluindo os elementos resistivos e a fem de todas as fontes, é necessariamente igual a zero, ou seja, o aumento do potencial em um ou mais elementos é igual à queda de potencial nos demais elementos de uma malha (conservação da energia).
1 – escolha um sentido para as correntes elétricas no circuito (se atribuir um sentido incorrento para a corrente, o resultado aparecerá com um sinal negativo, indicando que o sentido escolhido por você não é o correto, contudo isso não altera o valor da corrente).
2 – Escolha um sentido para percorrer uma malha qualquer (o sentido escolhido para percorrer a malha não precisa ser o mesmo escolhido para a corrente).
3