lei de ohms e lei de kirchhof
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA.
CURSO DE ENGENHARIA DE ELÉTRICA.
ALISSON MARCOS SILVA.
CRISTIAN STEINMETZ.
AULA PRÁTICA N°1:
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE.
LEI DE OHM E LEIS DE KIRCHHOFF.
Joaçaba
2014
ALISSON MARCOS SILVA.
CRISTIAN STEINMETZ.
AULA PRÁTICA N°1:
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE.
LEI DE OHM E LEIS DE KIRCHHOFF.
Relatório apresentado da primeira aula prática como exigências da disciplina circuito Experimental 1, Curso de Engenharia de elétrica, Área das Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Orientador: MAXWELL MARTINS DE MENEZES
Joaçaba
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
O conceito de carga elétrica é o principio fundamental para explicar todos os fenômenos elétricos. Da mesma forma a quantidade mais elementar em um circuito elétrico é a carga elétrica todos nós podemos visualizar a aplicação do conceito de carga elétrica quando manuseamos algo eletricamente carregado como por exemplo uma blusa de lã, uma caneta esferográfica, após o atrito direto com o cabelo.
A corrente elétrica é o fluxo de carga por unidade de tempo. Essa corrente pode ser continua (CC) ou corrente alternada (CA), mas no entanto esta corrente elétrica não é visível e nem pode ser observada sem o auxílio de instrumentos adequados. Em nosso dia a dia, usamos fios elétricos para conduzir a eletricidade, em geral de cobre ou alumínio, que combinam boa condutividade com baixo custo. Uma lâmpada pode ser usada para indicar a existência de eletricidade e seu brilho pode ser usado como uma medida da corrente elétrica que percorre o filamento. Apesar de rudimentar, é muito usada por eletricistas para testar uma instalação elétrica doméstica. A medida de grandezas elétricas tais como o potencial elétrico, a corrente elétrica e a resistência, entre outras,