Circuitos elétricos 1
Engenharia Elétrica
1º Prática de Laboratório de Circuitos Elétricos
Objetivo: Instruir o aluno quando a identificação do valor dos resistores através do código de cores e a utilização do multimetro para medidas de corrente e tensão.
Considerações iniciais:
Leis de Ohm: Resistência é a oposição do material a passagem de corrente ou, mais precisamente, ao movimento de cargas elétricas. O elemento ideal usado para este comportamento é o resistor. Os códigos de cores dos resistores são mostrados na Fig. 1:
Figura 1 – Código de cores dos resistores.
Medição usando o multímetro: Existem vários tipos de equipamentos de medidas elétrica. O equipamento de medição de tensão, corrente e resistência mais comum é o multímetro.
O multímetro contém várias marcações: partindo da posição “off” no sentido horário, tem-se o modo de leitura da tensão em corrente contínua (C.C.), da leitura da tensão em corrente alternada (C.A.), da leitura da resistência, da leitura de corrente em C.A. e finalmente da leitura de corrente em C.C..
No multímetro há três diferentes sockets onde são plugadas as ponteiras. As ponteiras são usadas para conectar o multímetro ao circuito em teste e são de cores preta e vermelha
. A ponteira preta deve ser sempre plugada no terminal "COM", que significa comum. Enquanto que a ponteira vermelha pode ser plugada no terminal da tensão/resistência (V Ω) ou no terminal da corrente (A) dependendo do que se deseja medir.
Parte Prática:
Material:
1 multímetro;
1 fonte de tensão;
4 resistores.
Procedimento:
1)Identificar os valores dos resistores utilizando o código de cores. Resistor 1: Resistor 2: Resistor 3: Resistor 4:
2) Identificar os valores dos resistores utilizando o multímetro. Resistor 1: Resistor 2: Resistor 3: Resistor 4:
3) Compare os valores obtidos dos resistores.
4) Medir a tensão de uma tomada C.A. utilizando o multímetro.
5) Medir a tensão na fonte de tensão