Leis de Kirchhoff das tens es e correntes
5º PERÍODO
Disciplina: LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS
Relatório de atividades da aula 07
Nome dos Autores:
Rafael Silva
Montes Claros, 30 de abril de 2015.
1 resumo Neste relatório apresentamos os dados experimentais da prática 07 realizada no laboratório de circuitos elétricos, onde verificamos experimentalmente as Leis de Kirchhoff das tensões e correntes.
2 INTRODUÇÃO
As Leis de Kirchhoff são ligações entre elementos de um circuito que impõem restrições às correntes e tensões em diferentes pontos do circuito. Recebe esse nome em homenagem a Gustav Robert Kirchhoff, o primeiro a formulá-las em um artigo em 1848. Essas restrições são expressas em duas leis conhecidas como Lei de Kirchhoff para tensões (Lei das malhas) e Lei de Kirchhoff para correntes (Lei dos nós) que são a consequência dos princípios da conservação de energia e de carga elétrica respectivamente.
Definições bascas
Uma malha: é definida como qualquer percurso fechado em um circuito e um nó é definido como um ponto de interligação de três ou mais fios de um circuito.
Um ramo: é a representação de um único componente conectado entre dois nós, tal como um resistor ou uma fonte de tensão. Portanto, um ramo representa um elemento de dois terminais.
Um nó: é o ponto de junção de um ou mais componentes básicos de um circuito (ramos).
Associação série: dois ou mais elementos estão em série se eles estiverem conectados em sequência e conduzirem a mesma corrente.
Associação paralela: dois ou mais elementos estão em paralelo se eles estiverem conectados aos mesmos dois nós e possuírem a mesma tensão aplicada sobre eles.
Lei de Kirchhoff para Tensões
Essa lei estabelece que a soma algébrica de todas as tensões em um caminho fechado é zero.
Lei de Kirchhoff para Correntes
Essa lei estabelece que a soma algébrica das correntes que entram em um nó (ou em uma região fechada) é zero.
3 objetivos
Verificar experimentalmente a