O Comércio Eletrônico e a CompeTência
O COMÉRCIO ELETRÔNICO E A COMPETÊNCIA
LOGÍSTICA: ESTUDOS DE CASOS EM PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS
Leonel Mazzali
Doutor em Economia de Empresas pela EAESP-FGV e professor do programa interdisciplinar de pós-graduação em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, São Paulo.
Roberto Padilha
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos; mestrando do programa interdisciplinar de pós-graduação em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos; coordenador do curso Tecnológico de Gestão da Faculdade Radial, São Paulo.
RESUMO
Esse trabalho relata os resultados de uma pesquisa exploratória, voltada para a análise da inserção da internet na estratégia das pequenas empresas varejistas e para a importância da competência logística no comércio eletrônico. A metodologia está assentada em quatro estudos de casos, na Grande São
Paulo. Além da configuração de estratégias específicas, pôde-se constatar que a logística ainda não se constitui em assunto prioritário, porém, existe a conscientização quanto à importância do estoque e da infra-estrutura de armazenagem no comércio eletrônico.
O virtual não é tão virtual. É fundamental a manutenção de estoques mínimos porque, no mundo virtual, a concorrência é mais acirrada.
Basta um clique e outra loja aparecerá na tela do computador. O dilema vivido pelas pequenas empresas reside no fato de sustentar uma estrutura de armazenagem e de estoque, sem ainda possuir um movimento na loja virtual que justifique o investimento.
ABSTRACT
This paper describes the results of an exploratory research focused on analyzing the introduction of the internet in the small retail business strategy and the importance of the logistic competence at the electronic business. The methodology is based on four case studies at the city of São Paulo and its surrounding cities. Besides the configuration of the specific strategies, the