TRABALHO DE QUÍMICA (SEPARAÇÃO DE ELEMENTOS)
CAMPUS SANTA BÁRBARA D’OESTE
RELATÓRIO DE QUÍMICA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Santa Barbara D’Oeste, 17 de setembro de 2014
Objetivos:
Este experimento tem como objetivo realizar a separação de três substâncias diferentes – areia, limalha de ferro e cloreto de sódio, as quais formam uma mistura heterogênea, com o intuito de deixá-las o mais isolado possível uma da outra.
Introdução: Neste experimento foi abordada a execução de separação de substâncias heterogêneas, ou seja, que não se misturam completamente, com a utilização de 3 processos (filtração, imantação e dissolução fracionada), as quais serão descritas com maiores detalhes a seguir. Experimento: Para a realização do experimento foram utilizados os equipamentos e instrumentos adequados para garantir a máxima eficácia dos métodos utilizados. As substâncias e quantidade usadas estão apresentadas na figura 1 abaixo:
Na separação das misturas utilizou-se:
- Imã
- Filtro de papel
- Funil
- Suporte universal e garra
- Béquer
- Tela de amianto
- Tripé
- Bico de Bunsen Após devidamente munidos dos Epi’s necessários (Luvas de borracha, avental e óculos de proteção), iniciou-se a prática do experimento, de acordo com os passos abaixo:
Passo 1: Misturou-se os 3 sólidos (areia, limalha de ferro e o NaCl) em um béquer de 100ml, e em seguida, adicionado aproximadamente 20ml de H2O.
Passo 2: Levou-se esta mistura heterogênea ao aquecimento até que a H2O atingisse o ponto de ebulição. Em seguida esta mistura foi retirada do aquecimento para resfriar levemente.
Passo 3: Com o filtro de papel, obteve-se a