o Cinema como elemento educativo
Aline Santos Souza¹ Leiliane Figueiredo Braz²
RESUMO
Este estudo, através da abordagem descritiva, pretendeu investigar em que medida o Cinema é utilizado como instrumento educativo e que tipo de influências, o mesmo traz para a sociedade desde seu aparecimento até os dias atuais. Os dados obtidos foram coletados mediante os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, a fim de constatar aspectos concernentes às práticas utilizadas pelo projeto “Janela Indiscreta”, cuja sua base é o Cinema Itinerante. Uma vez que as concepções teóricas de seus idealizadores têm como principal objetivo, difundir atividades científicas e culturais efetivadas na sociedade, trazendo uma visão panorâmica e construtiva para a população dentro da rede escolar e nos demais planos em conseqüência. Enfim, complementando o assunto ante as questões levantadas, repensamos o significado da ação do cinema no processo educacional e seu poder persuasivo na vida do cidadão.
Palavras-Chave: cinema; projeto: Janela Indiscreta; Instituto Nacional do Cinema Educativo; educação.
¹Graduanda em Comunicação Social com Jornalismo, na Faculdade do Sul-FacSul ² Graduanda em Comunicação Social com Jornalismo, na Faculdade do Sul-FacSul
INTRODUÇÃO
O cinema começou a surgir por volta de 1860, quando o mundo passou a viver a denominada Segunda Revolução Industrial, período em que a febre de inovações técnicas entusiasmava as populações. Com o acelerado processo dessa novidade, a sociedade enriquecia em todos os seus setores, sendo eles político, social, econômico e cultural. É neste ambiente onde o cinema nasce, como misto de arte, tecnologia, lazer, mercado e influência.
Criar meios de