CINEMA E EDUCAÇÃO UM CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
CINEMA E EDUCAÇÃO
UM CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, na Universidade Nove de Julho, orientado pelo Profº Mestre Hélvio Nogueira.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
2010
CINEMA E EDUCAÇÃO
UM CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
Jefferson Baptista dos Santos
RA: 907215051
Orientador: Hélvio Nogueira
RESUMO
Este artigo procura colocar luz sobre a relação cinema, educação e o negro no Brasil, com o objetivo de mostrar como seus caminhos se cruzam de forma a influenciar o aluno enquanto ser em desenvolvimento e conseqüentemente na construção de cada indivíduo dentro da sociedade. Por meio desta relação é possível observar a potência do cinema como ferramenta comunicativa e educativa, capaz de manter a hegemonia cultural das classes dominantes e também ser um instrumento de imensa valia para a construção do conhecimento. Tendo em vista o conhecimento como um elemento transformador na vida de cada indivíduo que por sua vez faz parte de algum grupo étnico, o negro em sua história no Brasil construiu seu caminho por meio de movimentos de resistência, na direção de ser o senhor de seus próprios passos. Todo este caminho feito pelo cinema, educação e o negro no Brasil nos conduz a refletir sobre a responsabilidade do professor / educador de buscar novos signos e significados por intermédio das leis que regem o Estado para a formação integral do aluno enquanto ser social.
PALAVRAS-CHAVE: cinema, educação, negro, tecnologia.
INTRODUÇÃO
O cinema surge no final do século XIX de forma a revolucionar a relação do homem e sua própria imagem, abrindo margem para um mundo novo no quesito arte de maneira a colaborar para a busca de novos signos e significados.
Este novo elemento artístico de característica extremamente potente no que se diz respeito à comunicação, acaba por “atravessar” a