O uso das mídias na educação
|
O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Professora Mônica Regina Cavallari
SÃO PAULO
2012
O uso das mídias na educação
Com o avanço das tecnologias, a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, torna-se indispensável o uso das mídias na educação contemporânea. Porém, com a popularização desses recursos e a ausência de órgãos fiscalizadores, torna-se inevitável o mau uso desses meios em nossa sociedade.
Internet, jogos eletrônicos, programas de televisão, rádio e cinema, são grandes ferramentas educacionais. Mas será que tudo o que acessamos, jogamos e assistimos, podem ser utilizados na área educativa? E o rádio, sempre foi utilizado nesse segmento?
Analisemos então cada uma dessas mídias:
A Internet nos dias atuais é umas das mídias mais utilizadas. Redes sociais, sites esportivos, educativos, de jogos, fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. A respeito desse assunto, Viera (1998), Dowbor (2000) e Demo (2000), alertam para um problema: o fato das pessoas estarem obtendo informações com credibilidade duvidosa.
É de suma importância analisar a informação. Cabe ao professor, portanto, direcionar e desenvolver no aluno a capacidade reflexiva, analítica, para que esse excesso de informações duvidosas transforme-se em informações qualitativas.
Outra mídia utilizada na educação são os jogos eletrônicos. Mas será que todos são educativos de fato? Não. Um exemplo são os jogos que estimulam a violência. Com esse tipo de jogo, o sujeito começa a ter as mesmas atitudes dos personagens do jogo, trazendo dificuldades para o seu desenvolvimento e socialização.
Percebe-se que em muitos jogos não educativos o foco principal é a competição, e não a habilidade e criatividade. Lara (2004) coloca que a competição pode trazer efeitos negativos se não souber lidar com a mesma de maneira positiva. Acrescenta que nem todos os jogos trazem