O CICLO DE VIDA DOS EMPREENDIMENTOS
Uma reflexão sobre o ciclo de vida dos empreendimentos ajuda a contextualizar e a melhor compreender os diferentes tipos de orçamentos e outros conceitos relacionados
Toda edificação ou instalação existente já foi um dia a constatação de uma necessidade qualquer ou surgiu como uma ideia na cabeça de um empreendedor.
O ciclo de vida de uma construção pode ser ilustrado de diversas maneiras diferentes, como, por exemplo, na figura abaixo:
FIGURA 1 – Introdução
8
à indústria da construção civil.
9
Esta segunda ilustração do ciclo de vida dos empreendimentos indica a possibilidade de início de um novo ciclo após o término da vida útil do objeto ou instalação construída. O novo ciclo pode ser, por exemplo, ao se definir desde o início um período de vida útil após uma reforma, onde foi mantido o mesmo uso para a edificação, até a situação-limite da demolição completa, com o desenvolvimento de um novo objeto no mesmo endereço.
Inicio
Pré-obra
Descarte
Identificação de Necessidades
Objetivos e
Riscos
Padrões de
Performance
e Serviço
Estimativa da
Demanda
Reforma
Descomissionamento
Financiamento/
Modelagem
Econômica
Ciclo de Vida
Processo de
Compra e
Contratação
de uma Construção ou Instalação
Monitoramento
Da Performance
Construção
Desgaste e
Manutenção
Operação
Comissionamento
Obra
Pós-obra
FIGURA 2 – Introdução
Em qualquer dos casos, podemos chamar de etapa “Pré-obra” todas aquelas ações que precedem os primeiros serviços realizados no endereço específico de cada obra e que ocorrem nas fases iniciais dos empreendimentos. A Etapa “Pré-obra” inclui a concepção e a conceituação de um empreendimento, assim como os estudos de viabilidade, as análises de riscos, os projetos e os orçamentos, e até mesmo o processo de licitação para contratação da etapa de Construção.
Analogamente conceituamos a “Pós-obra”, caracterizada pelas atividades que se iniciam com