Atenção a saude
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde. Direção: Renato Tapajós. Produção: Ministério da Saúde/Opas/UFF e Fundação Euclides da Cunha, 2006.
Os enfrentamentos apresentados pelo Sistema Único de Saúde estão de certa forma relacionados à história política e econômica do país, o filme “Políticas de Saúde no Brasil” vem trazer a evolução da saúde pública.
No Brasil a partir da metade do século de XIX, foi um momento que houve grande urbanização e industrialização onde houve um aumento da aglomeração humana nas cidades por conta do êxodo rural, essa migração se dá pela busca de melhores condições de vida.Com isso houve uma aumento do número de epidemias como a Febre Amarela, Cólera e Varíola, nessa época as irmãs de caridade atuavam dando assistência aos mais necessitados.
Oswaldo Cruz em 1904, sugeriu a política da vacinação e quarentena obrigatória, sendo feita assim a limpeza sanitária dos cortiços, muitas pessoas ficaram revoltadas contra a imposição, surgindo assim a Revolta da Vacina tendo apoio de militares que eram contra a violência que estavam sendo feita com as pessoas.
Anos após foi aprovada a lei de Elói Chaves que representa o surgimento da Previdência Social através da qual os funcionários obtiveram assistência médica e aposentadoria, em seguida dá início a reforma sanitária. Getúlio Vargas toma posse e implanta a unificação da saúde criando os IAP’s em substituição dos CAP’s, o governo utilizava os recursos para o desenvolvimento da industrialização do Brasil.
A reforma sanitária brasileira, foi originada a partir do movimento sanitário, processo político que movimentou toda a população brasileira para buscar novas políticas e padrões de organização do sistema, serviços e práticas para a saúde, o grande marco dessa reforma foi a inserção da saúde como direito constitucional e dever do Estado prestar isso para a sociedade.
Em 1945, o presidente foi deposto e em seguida foram construídos hospitais