O Ci Me Na Literatura
Conteúdos
Literatura e gêneros literários
Habilidades
Perceber como as artes exploram as expressões do ciúme, conhecer a estrutura da crônica e produzir textos nesse gênero
Tempo estimado
Quatro aulas
No livro Ciumento de Carteirinha, o escritor gaúcho Moacyr Scliar observa que "o ciúme faz parte da condição humana. Bentinho, de Machado, ressurge a cada dia entre nós. Entender o ciúme é entender o ser humano...".
Tais palavras reforçam as ideias da psiquiatra italiana Donatella Marazziti sobre o tema, apresentadas em sua entrevista a VEJA. Ela distingue entre o ciúme normal e o patológico, mas a verdade é que os dois têm muitos traços em comum. Em primeiro lugar, ambos machucam. Em segundo, inspiraram obras-primas da literatura, do cinema e da música popular. Examine com os alunos as dimensões do sentimento que o compositor Lupicínio Rodrigues chamou de "nosso grande amigo", e que dói no peito até mesmo de garotos e garotas do mundo globalizado.
Atividades
1ª aula - Peça que a moçada aponte situações cotidianas em que o ciúme se manifesta. Em seguida, divida a sala em três grupos e encomende pesquisas sobre obras emblemáticas a respeito do tema. Um grupo deve tratar da literatura - Eros e Psiquê, da mitologia grega, Otelo, de William Shakespeare, Dom Casmurro e A cartomante, de Machado de Assis. Outro grupo vai tratar do cinema - Cidade Baixa, de Sérgio Machado, Orfeu do Carnaval, baseado na obra de Vinícius de Moraes, e os americanos Proposta Indecente, Harry e Sally e Atração Fatal. O terceiro grupo deve pesquisar o ciúme na música popular brasileira - Orlando Silva, Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, Mário Lago, Chico Buarque e Caetano Veloso são alguns dos compositores trataram da temática.
Ao final da aula, a turma deve montar um painel com trechos dessas obras e imagens correspondentes a elas, que será exposto na escola.
2ª aula - Apresente aos estudantes o mito Aiaxoga Surucuá, Uma Narrativa Suruí, compilado pela