Relatório
Centro de Tecnologia e Urbanismo
Departamento de Engenharia Elétrica
2ELE046 - Eletrônica de Potência
Aula 14 - Circuito Gerador de PWM
Andrey Allan Vieira
Caroline Peres da Silva
Turma 1011
Prof. Dr. Newton da Silva
Aula Realizada em 22/09/2014
Londrina, PR
Sumário
1
Objetivo
2
2
Introdução
2
3
Revisão da Literatura
3
4
Metodologia
5
5
Resultados
6
6
Conclusão
8
1
1
Objetivo
Implementar uma realimentação em modo de tensão utilizando o CI 3524 para controle do conversor Buck em malha fechada.
2
Introdução
Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso, comumente conhecido como
PWM é definido como um sinal de controle capaz de variar a potência entregue a uma carga. É utilizado para regulação de fontes chaveadas, motores de corrente continua e em aquecedores, controlando a potência entregue a carga, de acordo com seu consumo que pode ser variável,ou seja, não é necessário que a alimentação entregue sua potência máxima de forma continua, uma vez, que com uma potência menor já é possível realizar a mesma tarefa, diminuindo a dissipação de calor e o consumo de energia retirada da rede.
Os circuitos de PWM tendem a serem eficientes e mais leves, já que são pequenas as perdas por calor. Para isso, utiliza-se dispositivos de rápida comutação na construção, como MOSFET, diodos, amplificadores operacionais e flip-flops, além dos elementos ativos e passivos como resistores e capacitores, que estabelecem as relações de comutação, responsáveis pela largura do pulso.
Os CIs capazes de gerar um PWM possuem um oscilador, comparador, subtrator (amplificador de erro), uma tensão de controle e uma lógica digital internamente.Com isso, busca-se implementar este gerador com o auxílio do CI 3524 para atuar sob um conversor Buck, com uma carga variável (reostato), com o ajuste da largura do pulso de modo automático por meio de uma