Copa do Mundo no Brasil, seus impactos negativos e positivos
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Gestão de Empreendimentos Turísticos II
AD 1 – AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA
Pólo Niterói
Nome: Monica Dominguez
Conteúdo: Aulas 1, 2, 3 e 4
Leia os trechos dos artigos a seguir, referentes à realização da Copa do Mundo no Brasil, que ocorrerá este ano, e redija um texto de 20 a 30 linhas apresentando, em linhas gerais, os impactos positivos e negativos que esse evento poderá trazer para o país.
Texto 1
“É sintomático que, das nove câmaras temáticas criadas pelo governo federal para acompanhar o desenvolvimento da Copa do Mundo nos estados (entre elas Segurança, Sustentabilidade, Turismo e Saúde), nenhuma inclua centralmente o tema do trabalho, ainda que ele se faça presente em todo o esforço empreendido para garantir a realização do evento e essa seja uma reivindicação do movimento sindical brasileiro. Não há, ainda, nenhuma mesa permanente de diálogo entre sindicatos, governos e o comitê organizador da Copa e das Olímpiadas.
Enquanto o governo brasileiro se compromete, como prevê a Lei Geral da Copa, em resguardar os interesses comerciais da Fifa e de seus parceiros, não há previsão de nenhuma obrigação da entidade máxima do futebol e de seus sócios com cláusulas sociais ou códigos de conduta que delimitem a atuação da entidade no país. Na prática, é um contrato em que um lado carrega apenas deveres, e o outro, apenas direitos. Isso porque o mercado dos jogos esportivos, apesar do cenário de instabilidade no centro do mundo, mantém a força econômica e consequentemente o poder de atração e pressão dos cartolas internacionais sobre os governos, atuando como verdadeiros cães de guarda das transnacionais.
Particularmente, a Copa se direcionou no último período para áreas do globo mais afastadas do epicentro da