Sistema de Informação
RESUMO
A recuperação da informação vem sendo estudada sob duas visões: da área da Ciência da Informação e da Ciência da Computação. A discussão fundamenta-se em uma breve revisão de literatura, buscando contemplar os precursores das temáticas de tratamento informacional (organização e representação), recuperação da informação, bem como, as Tecnologias de Informação e Comunicação. Com o objetivo de estabelecer as relações e contribuições entre as áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, em relação à recuperação da informação, destaca-se uma contribuição mútua entre as áreas, no intuito de garantir acessibilidade e usabilidade ótimas dos ambientes informacionais diversos.
Introdução
A preocupação com a recuperação da informação vem de épocas remotas e passou a ser amplamente abordada e discutida em diversas áreas do conhecimento. Ganhou atualmente maior destaque devido à quantidade crescente de informações disponibilizadas e pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s, constituindo-se em um tema comum entre áreas tais como a Ciência da Computação e Ciência da Informação - CI.
A CI é uma área que busca investigar, entre outros assuntos, a geração, a organização, o processamento, a recuperação e o uso da informação, em diversos ambientes. É, por natureza, uma área interdisciplinar, por isso seus estudos recebem contribuições de várias áreas, ao mesmo tempo em que seus produtos são subsídios para as outras áreas do conhecimento. Além disso, está intimamente ligada com as Tecnologias de Informação e Comunicação vigentes.
Deste modo, é nítido que a CI estabelece uma relação com a Ciência da Computação no que se refere à recuperação da informação. Assim, a discussão está fundamentada em uma breve revisão de literatura da CI, buscando contemplar os precursores das temáticas de organização e representação da informação, da recuperação da informação, bem como