O chocolate
Caxias do Sul, 10 de abril de 2014.
O que motiva e determina a compra e o consumo do chocolate
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o comportamento dos consumidores de chocolate, relacionando as maiores motivações e determinantes de compra e consumo deste alimento, baseado em uma análise das percepções que os consumidores têm dos fabricantes e marcas de chocolate disponíveis no mercado brasileiro. O estudo foi feito através de pesquisa bibliográfica, utilizando o modelo de Howard-Sheth e as teorias da motivação, e de uma pesquisa de campo, descritiva quantitativa, realizada com 50 homens e mulheres de 14 a 32. Foi possível compreender o comportamento dos consumidores de chocolate em todas as etapas: como selecionam, compram, usam e descartam os produtos, e também o papel da propaganda no processo de decisão.
Palavras-Chave
Comportamento; consumidor; chocolate; compra; consumo; propaganda.
Introdução
O chocolate é um alimento apreciado pela maioria das pessoas no mundo e segundo estudos já realizados, sabe-se que ele possui substâncias, que interagem quimicamente com o cérebro e são capazes de ativar a serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor e sensação de bem-estar e saciedade. É por isso que o alimente, assim como o açúcar, é bastante procurado pelas mulheres no período pré-menstrual, quando pode haver um déficit de serotonina no organismo. Ainda, estudos das autoras Guerra e Santos (2003) dizem que o consumo de chocolate ocorre, por algumas pessoas, como forma de automedicação para compensar a deficiência de algum nutriente. Apesar desses benefícios, entre outros que ainda não foram provados, o chocolate é bastante calórico, pois é constituído basicamente de cacau, açúcar e gordura, além disso, assim como o café e o chá, o chocolate vicia, dando origem então aos consumidores compulsivos.
Sobre a compulsão por chocolate, uma pesquisa realizada pelo IPq da USP1 em junho de 2002 destaca que 22% dos entrevistados