Contexto historio da era da Rainha Vitoria
• Fatos históricos
Lewis Carroll passa para o leitor de uma forma mágica e infantil a realidade de sua época, e faz uma crítica à condição do indivíduo que era sufocado por inúmeras exigências e regras sociais. Carroll mostra por meio da fuga da realidade, uma maneira de escapar da dura e regrada vida vitoriana.
A Inglaterra do século XIX, época conhecida como Era Vitoriana, foi marcada pelo conflito entre forças revolucionárias e conservadoras - resultado da Revolução Industrial e da Revolução Francesa - que levou ao surgimento da burguesia e a expansão do Império Britânico.
A Era Vitoriana iniciou com a ascensão ao trono da rainha Vitoria em 1837 e teve uma duração de 64 anos. A jovem rainha ganhou posse da Inglaterra com apenas 18 anos, após o falecimento de seu tio Guilherme VI, que morreu sem deixar herdeiros.
No auge da industrialização e da política colonial que o Império Britânico se transformou na mais importante empresa da época, abastecendo os centros globais com suas produções industriais. Além do enriquecimento da classe burguesa da Inglaterra, a era vitoriana se caracterizou também pela rigidez de princípios moralistas e por uma típica solidez política.
O período vitoriano foi de grandes contrastes. Embora seu desenvolvimento político-econômico estivesse fraco, as colonizações expandiam-se e o país passava por uma euforia de novas tecnologias. A sociedade sofria o medo da modernização, da alta tecnologia e as mudanças radicais que ela acarretava. Foi uma época de transição, do novo abrindo espaço e enfrentando a resistência de uma sociedade extremamente tradicional.Era o término de um período crítico – o século XVIII com suas revoluções – portanto, as portas estavam abertas para o novo. Mas o novo também amedrontava. O século XIX viu surgir formas de materialismo e na Inglaterra uma onda de puritanismo estava em vigor e este caráter religioso influenciou, por sua vez, as obras literárias da época (tudo envolto em discussões