O brinquedo certo para cada idade - percepções pessoais
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Terapia Ocupacional
Curso de Terapia Ocupacional
UE REATO II
Aluna: Solange Tiemi Hanada RA: 608262
Síntese do livro: Brinquedos e brincadeiras
Capítulo 4: O brinquedo certo para cada idade
A leitura desse capitulo nos proporcionou maior entendimento sobre os brinquedos adequados para cada idade e quais são as influencias para que isso seja determinado, além de auxiliar nossa prática em aula.
Todos nós já nascemos com uma carga genética, mas que ao longo da vida, através do meio em que vivemos, recebemos e absorvemos certas regras e comportamentos, criando espaços que nos guiarão na nossa rotina.
O sucesso da brincadeira está na escolha da atividade, que melhor se encaixe na idade da criança, na situação que ela está inserida, analisando seu emocional, social, cognitivo e psicológico.
Descreve cada fase detalhadamente: O recém-nascido; até os 3 meses; de 3 a 6 meses; de 6 a 12 meses; de 1 a 3 anos; de 3 a 6 anos. Cada uma dessas fases tem sua peculiaridade, observada pelos pais e adultos que rodeiam aquela criança, e a percepção de cada envolvido que estabelecerá as características das crianças e quais as brincadeiras mais adequadas.
Em seguida o texto exemplifica o uso de algumas atividades, mostrando a importância de cada uma delas, onde e como podem ser aplicadas.
As pinturas e desenhos são importantes, pois assim as crianças conseguem expressar seus sentimentos e emoções, trazendo a importância de uma formação em Ludoterapia e os riscos que pode desenvolver com a criança caso não tenham experiência para lidar com esse tipo de atividade. Alguns jogos que possam trazer pequenas regras ajudam as crianças a se tornarem adultos maduros e equilibrados, desenvolvendo o senso de responsabilidade.
Os jogos dramáticos, ajudam na criatividade e despertam os sentidos que ainda estão internos, como a expressão facial, tato, paladar, audição, olfato,