Assessoria politica
As campanhas eleitorais, pelo tempo que duram e pela maneira como são conduzidas, tornam-se os elementos mais importantes na decisão de voto, principalmente para a classe sociocultural menos privilegiada, que é maioria em nosso país.
Fundamental para o político ter assessoria de comunicação para fortalecer as estratégias e planejamentos de informação, pois manter bem informado o eleitor é prioridade. O eleitor sendo informado poderá acompanhar os principais acontecimentos políticos do candidato e do partido fazendo comparativos de propostas (Gomes, 2001).
O pretende ao cargo público deve ser instruído pelo profissional de jornalismo a si comunicar a imprensa, pois o inverso poderá não ganhar evidência mesmo que os fatos forem significativos. Esse é um dos papeis do assessor, mostrar o cenário de comunicação fazendo entender como se comportar diante dos veículos (Ferrari, 2007).
A cada eleição uma história, de acordo com Ramos (2005), o eleitor tende a votar de forma diferente de uma eleição para outra. Muitos cidadãos não estão levando em conta a que partido o candidato pertence, mas levam em conta fatores pessoais e simpatia do político.
Baseado neste critério, a imagem do candidato junto ao eleitor, uma plano de estratégia de marketing deve ser desenvolvido pelo profissional de informação nos meios de comunicação.
A imagem do candidato, portanto, é um dos elementos-chaves no posicionamento da sua candidatura. A primeira exigência que a imagem deve atender é possuir um alto grau de coerência com o foco da campanha e com suas propostas (FERRAZ,