alfabetização e letramento
Pedagogia
Academicas: Paola Colla RA: 9977022972 Tainara do Nascimento RA: 8818359130
Alfabetização e Letramento
Joinville/ 2014
Introdução
Os termos Alfabetizar e Letrar são palavras conhecidas no vocabulário escolar, que corresponde ao ato de ler e escrever e que sofreram mudanças ao longo do tempo. Segundo Albuquerque (2005, p.11): “Ao longo da nossa história, essas ações foram tornando-se mais complexas, e suas definições se ampliaram”. Atualmente é uma prática social e significativa.
No Brasil foi adquirida a metodologia sintética e analítica, esses são dois tipos de métodos de alfabetização.
O método sintético corresponde por som e grafia, o aprendizado acontece separando letra por letra, sílaba por sílaba e palavra por palavra. Este método consiste em um ato mecânico, por repetição. O analítico caracteriza do principio do maior para o menor, ou seja, dividindo em partes menores, da frase para palavra e da palavra para a sílaba.
Alfabetização e Letramento
O conceito de Alfabetização nasceu em 1789 na França após a revolução francesa. Emilia Ferreiro e seus colaboradores passaram a fazer os estudos envolvendo o conceito alfabetização, que se deu inicio no ano de 1980 e se tratava sobre aprendizagem de codificação e decodificação da escrita. Emilia Ferreiro, Doutora pela Universidade de Genebra, teve a oportunidade de ser orientada por Jean Piaget, elaborou uma abordagem construtivista sobre a psicogênese da língua escrita, em que a criança é ativa e responsável por construir o seu próprio conhecimento. As obras de Emilia não são consideradas um método pedagógico, mas uma referencia sobre os processos de aprendizagem transformando os métodos tradicionais.
Emilia Ferreiro mudou a visão dos educadores no Brasil, tornando-se uma das principais referencias