ASSESSORIA E CONSULTORIA EM GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS
Portfolio
2013
Assessoria e Consultoria
Portfólio
Sumário
Introdução 1
Qual o significado de Assessoria 2
Considerações 4
Assessoria no auxilio de profissionais de Serviço Social 5
Organização Política dos Indivíduos. 7
Gestão de Políticas Sociais 9
Carta proposta 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A trajetória das práticas de assessoria e consultoria no Serviço Social teve suas raízes no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 foi um período da ditadura militar em que acompanhou os movimentos sociais e, consequentemente foi um processo de renovação da profissão. Nessa época, os movimentos sociais lutavam por melhoria das condições de vida da classe trabalhadora e mobilizavam grandes contingentes de trabalhadores na luta por direitos sociais, tais como: saúde, habitação, educação, saneamento, cultura e outros.
Assessoria é a ação desenvolvida por profissionais com conhecimentos na área que toma a realidade como objeto de estudo. Possibilita a articulação e a preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de prática identificando, organizando e priorizando as demandas dirigidas ao serviço. O assessor tem a função de propor caminhos e estratégias ao profissional ou a equipe que assessora, que tem a autonomia de fazer a adesão ou não.
Pode-se analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho para a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização demandatária.
A assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e