desenho
R: Trimétrica: Essa perspectiva representa todas as faces do objeto em planos oblíquos ao plano de projeção, os eixos apresentam entre si ângulos de valor variável conforme a projeção. O uso desta projeção não é muito comum.
Isométrica: Das três projeções a isométrica é a mais utilizada porque não carece de coeficiente de redução, e os ângulos de fuga são ambos de 30° permitindo visualizar perspectivas rápidas. É também a que apresenta visualmente a maior distorção em relação ao modelo real, se pretender chegar a uma perspectiva próxima como se vê o objeto real, deve-se optar por uma representação em dimetria.
Dimétrica: Neste tipo de perspectiva, utilizam-se dois coeficientes de redução: r =1 para as dimensões dos eixos da altura e largura, e para dimensão de profundidade, redução de metade r = 0,6.
b) Defina quais as características da projeção cilíndrica de projetantes oblíquas (perspectiva cavaleira).
R: Na projeção oblíqua a face do objeto paralela ao plano de projeção qualquer que seja a direção das projetantes aparece em verdadeira grandeza, a perspectiva resulta em projeções de três eixos, dois ângulos de 135° e um ângulo de 90°, em que as alturas e as larguras são de verdadeira grandeza e profundidade afetada por um coeficiente de redução r =1,0.
c) Explique por que as perspectivas cônicas são muito utilizadas na arquitetura.
R: A norma ISO 10209-2:1933 designa estas projeções como perspectivas. Esta perspectiva é muito utilizada porque tem a vantagem de mostrar o objeto conforme ele aparece aos olhos do observador.