desenho
SUPERFÍCIE DE NÍVEL QUALQUER NMM SUPERFÍCIE DO NÍVEL MEDIO DOS MARES
Técnico em Mineração
Sumário
DESENHO TOPOGRÁFICO
Assim como se conta a História da humanidade ao longo das gerações, em que a escrita é a principal forma de representação de comunicação, o desenho torna-se a maneira mais simples de interpretar um determinado item, (como exemplo o caminho mais rápido para casa). Mas é necessário que a equipe técnica e demais envolvidos “falem a mesma língua”, nesse caso, a linguagem do desenho técnico. A normatização para desenhos de Topografia tem a função de estabelecer regras e conceitos únicos de representação cartográfica, assim como uma simbologia específica e pré-determinada, possibilitando ao Desenho Topográfico atingir o objetivo de representar dados coletados em campo.
Ciência que representa no papel, em escala reduzida, através de sinais convencionais (convenções topográficas), a forma e dimensões dos acidentes naturais e artificiais da superfície mensurada, intercalando sua precisão em comum acordo com o manuseio e aferição dos equipamentos e dos instrumentos topográficos e as técnicas utilizadas pelos profissionais topográficos e/ou técnicos afins.
Representação – O Desenho Técnico Topográfico poderá ser representado através de um croqui, uma carta topográfica, mapa topográfico, e no âmbito da Geodésia ter-se-ia uma carta geodésica, geográfica ou cartográfica, e ainda constituir uma carta isogônica. Descrever (desenhar) no papel específico, segundo as NBRs, todas as informações coletadas em campo, anexando às planilhas de cálculos, detalhamento da superfície que fora mensurada, informações da Caderneta de campo e transferir ao principal objetivo: Memorial Descritivo.
As aplicações do Desenho Topográfico não se limitam à fase final de comunicação dos projetos de