Relatório - Densidade
A Densidade (Massa Volúmica)
Índice
Introdução
Em física química existem propriedades Intensivas e Extensivas. As propriedades Extensivas são as propriedades de um sistema que dependem da quantidade de matéria existente, ou seja dependem do tamanho do corpo (Como por exemplo a massa, o volume, a transparência etc). Por outro lado, as propriedades Intensivas são as propriedades de um método que não depende da quantidade de matéria (Como por exemplo a densidade, o ponto de ebulição, o ponto de fusão etc). Nesta experiência iremos estudar mais a densidade, uma propriedade intensiva.
Mas o que é a densidade de um corpo? Para começar, a densidade indica-nos se a substância é mais ou menos compacta. Corpos que apresentam uma quantidade substancial de massa num pequeno volume, possuem grande densidade (Como por exemplo o Ouro –Au– e a Platina –Pt–); Enquanto que se obtiverem uma pequena porção de massa num grande volume, contêm pouca densidade (Como por exemplo o Etanol –CH3 CH2OH– e o Alumínio –Al–).1
A densidade, ou massa volúmica, de um corpo, designado por ρ (a letra minúscula “rho”), é a massa existente por quantidade de volume. Isto é, é a concentração de massa num determinado volume. Matematicamente, é o quociente entre a massa (m) e o volume (V).
No Sistema Internacional os resultados exprimem-se em quilogramas por metro cúbico (kg/m3 ou kg m-3), porém normalmente é escrito em gramas por centímetro cúbico ou por mililitro (g/cm3 ou g cm-3; g/mL ou g mL-1)
Para medir a densidade de algo, temos de ter alguns aspetos importantes tais como a temperatura e a pressão em conta, já que o volume de um corpo depende destes fatores, e devemos ter uma especial atenção se estivermos a medir a densidade de substancia no estado gasoso. Por outro lado, a densidade relativa de uma substancia comparativamente a outra (sendo esta o termo de comparação) é a razão das suas massas volúmicas nas condições exatas de pressão e