Relatório de densidade
Rio de Janeiro, 07 de Novembro de 2013
Relatório de Introdução ao laboratório de Química Geral
Grupo: Aline Coelho, Lucas Carvalho e Vitor Borges
Aula Experimental de DENSIDADE
Massa específica ou densidade absoluta: pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume, já que densidade é a relação da massa sobre o volume desse corpo. Há uma pequena diferença entre densidade absoluta e massa específica (µ): a segunda é a propriedade de uma substância, de um material que constitui certo objeto (é definida pela razão entre a massa da substância sobre o volume da amostra), enquanto que a primeira é uma propriedade de um corpo, objeto.
Obs.: A massa específica de uma substância (μ) não é necessariamente igual à densidade de um corpo formado totalmente dessa substância. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
Peso específico (γ): é definido pela razão existente entre a intensidade do peso de uma substância e o volume ocupado por ela. A partir da análise das equações é possível verificar que existe uma relação entre a massa específica de uma substância e o seu peso específico.
Densidade Relativa: é a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg/dm³ (ou 1,000 g/cm³). Por se tratar de uma razão entre duas unidades de medida iguais, a densidade relativa é uma grandeza adimensional.
Resultados obtidos com o experimento:
1) Cálculo da massa específica, peso específico e densidade relativa da água:
a) = 29,2 g
b) = 38,98 g
c) – = 38,98-29,2 = 9,78 g
d) = = 0,978 g/mL = 0,978 x 10³ kg/m³
e) = 0,978 x 10³ x 9,8 = 9,5844 x 10³ N/m³
f) = 1
2) Cálculo da