Administração de Empresa
Os Japoneses tem um significado para dobenchmarking: dantotsu. Isso significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que busca encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. No Ocidente conceito enraizou-se como abordagem de planejamento estratégico.
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking busca, por fatores-chaves que influenciem a produtividade e os resultados, na qual pode ser aplicadas em qualquer função como todo.
DEFINIÇÃO DE BENCHMARKING
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços entre as empresas mais fortes, concorrentes, ou seja, empresas líderes no mercado.
Com o aumento da competitividade as empresas têm como obrigação aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, ou seja, utilizar essa ferramenta, garantindo alta qualidade e superar as expectativas de seus clientes para buscar liderança no segmento.
Temos como exemplo Xerox Corporation que a fim de enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70, o Benchmarking foi aplicado para buscar da excelência, o desejo de ser "o melhor dos melhores".
A técnica de benchmarking visa, portanto o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrência e com referenciais de excelência, objetivando o atingimento de uma posição de liderança em qualidade.
Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo,