locadora de livros
DESENVOLVIMENTO
Demonstraremos a seguir alguns processos de desenvolvimento desoftware.
3.1O Processo de Inspeção de Software: A Inspeção de Software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicadoa todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitosrigoroso e bem definido. FAGAN (1976) desenvolveu o processo tradicional deinspeção de software, uma forma detalhada de se realizar uma revisão. Nesteprocesso, existem seis atividades principais:a)
Planejamento
Um usuário, desempenhando o papel de moderador dainspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizada na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor dodocumento, entre outros), seleciona os inspetores e distribui o material a ser inspecionado.b)
Apresentação
Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentamas características destes. Esta fase pode ser omitida se os inspetorespossuem conhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser inspecionados.c)
Preparação
Os inspetores estudam os artefatos individualmente, eeventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista dediscrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execuçãodesta tarefa.
5
Reunião
Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, osinspetores e os autores do documento. Discrepâncias são discutidas, eclassificadas como defeito ou falso positivos. A decisão final sobre aclassificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A soluçãodos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duashoras, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade deanálise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que umareunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho deinspeção continue no próximo dia.e)
Retrabalho
O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores econfirmados pelo moderador.f)
Continuação
O material corrigido pelos