serviço social
Centro de Educação a Distância
Entrega em 25/11/2013
Atividades Práticas Supervisionadas
De
Assessoria e Consultoria em Serviço Social
Tutor á Distância: Selma Consul
Professor EAD: Ma. Ana Lúcia Américo Antonio
Ana Paula Camilo Xavier ____________ R.A- 1099166992
Edilena Maria de Oliveira ____________ R.A- 4021159798
Flavia Cristiane de A. Oliveira Mendes__R.A- 1099159404
Iraci Xavier de Camargo ____________ RA- 4134222990
Novembro/2013
Introdução
Nos últimos anos temos assistido no Serviço Social referências ao exercício profissional no campo da assessoria/consultoria. Isso é interessante, mas como toda temática emergente deve ser tratada com cuidado para que não se caia em um modismo, tão querido pela onda pós-moderna na sua busca frenética de novas “teorias” e “metodologias”.
Etapa 1
Passo 1
Ato ou efeito de assessorar; assessoramento. Órgão, ou conjunto de pessoas, que assessora um chefe. Escritório, ou instituição, especializado na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Lugar em que funciona uma assessoria.
Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições. (MATOS, 2006, p.).
Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as