ATPS Assessoria E Consultoria No SS
PÓLO IVINHEMA – MS
SERVIÇO SOCIAL
ADRIANA DOS SANTOS MEDEIROS DO PRADO RA: 220535
ELIANA AMÉLIA DO CARMO RA: 222641
ROSANA ALVES MOURA RA:195817
SUÉLY DOS SANTOS BASSO RA: 193418
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA À DISTÂNCIA ANA LÚCIA A. ANTONIO
PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL ANGELA MARIA TEIXEIRA
IVINHEMA/MS
NOVEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho destina-se a desenvolver os conceitos de assessoria e consultoria dentro do campo de Serviço Social, mostrando algumas áreas de atuação, como assessoria e consultoria a outros profissionais da área, organização política dos indivíduos e na gestão de políticas sociais.
Veremos que a prática da assessoria para o Assistente Social emergiu há algumas décadas e é uma ampliação do seu campo de trabalho, pois se iniciou nos anos 80 juntamente com os movimentos sociais e o processo de renovação da profissão. Assim, ainda não há muitos estudos sobre o tema, porém, tentaremos esclarecer ao máximo as questões mais importantes dessa prática.
Ao final, elaboramos uma carta-proposta destinada ao campo de gestão de políticas sociais, a qual mostra através de citações a relevância do Assistente Social como profissional melhor habilitado a exercer essa função.
ASSESSORIA NO SERVIÇO SOCIAL
Segundo o dicionário, a palavra assessorar tem o significado de “dar assessoria a alguém de alguma necessidade ou tarefa, orientando-o; servir de assessor, auxiliar” e pode ser sinônimo da palavra ‘aconselhar’. O assessor é quem assiste ou assessora, é um ajudante, assistente, auxiliar; que tem como função profissional auxiliar um cargo superior nas suas funções.
A assessoria para o profissional de Assistente Social é uma ampliação do seu campo de trabalho, pois segundo Fonseca (2005, p.24) “a população usuária cresce, torna-se complexa e se organiza através de serviços”, fazendo com que o profissional procure estar sempre atualizado, se qualificando profissionalmente