Teoria psicossocial do desenvolvimento
3267 palavras
14 páginas
Erik EricssonErik Erikson nasceu em 1902 na Alemanha. Filho de pais Dinamarqueses, mas abandonado à nascença pelo pai, foi educado por um pediatra Judaico-Alemão, que pensava ser o seu verdadeiro pai. Em 1927, tornou-se professor numa escola que se distinguia pelo seu estilo progressivo. Durante este período, Erikson começou a relacionar-se com a família Freud, muito especialmente com Anna Freud, com quem iniciou psicanálise e com quem ganhou o gosto do estudo da infância. Em 1930 publicou o seu primeiro artigo. Em 1933 foi eleito para o instituto de psicanálise de Viena. Também emigrou para os EUA onde iniciou a prática da psicanálise infantil, associando-se à faculdade de medicina de Harvard. Começou a preocupar-se com o estudo de como o Ego e consciência operam de forma criativa em indivíduos sãos. Em 1936, abandonou a universidade de Harvard para trabalhar no Instituto de Relações Humanas de Yale. Erikson faleceu em Maio de 1994Teoria Psicossocial do DesenvolvimentoO desenvolvimento evolui em oito estágios. Os primeiros quatro estágios decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos três durante a idade adulta e a velhice.
Erik Erikson dá especial importância ao período da adolescência, devido ao fato ser a transição entre a infância e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta.
Cada estágio contribui para a formação da personalidade total, sendo por isso todos importantes mesmo depois de se os atravessar. Como cada criança tem um ritmo cronológico específico, não se deve atribuir uma duração exata a cada estágio. O núcleo de cada estágio é uma crise básica, que existe não só durante aquele estágio específico, mas também nos posteriores em nível de consequências, tendo raízes prévias nos anteriores.
Erikson apresentou os estágios em termos de qualidade básica do ego que surge em cada um, discutiu as forças do ego que surgem nos estágios sucessivos e descreveu a ritualização peculiar de cada um. A