fundamentos psicologicos
Componentes:
UTA FUNDAMENTOS PISCOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Congonhas
2013
A teoria desenvolvida por Jean Piaget conhecida como Epistemologia Genética tem como fontes, de um lado o conhecimento cientifico (epistemologia) e do outro a gênese, ou seja, a origem deste conhecimento (genética). Assim sua teoria tem como principal característica o sujeito epistêmico, o individuo no seu processo de construção de conhecimento, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil.
Segundo Piaget, esse "sujeito" expressa aspectos presentes em todas as pessoas. Suas características conferem a todos nós a possibilidade de construir conhecimento, desde o aprendizado das primeiras letras na alfabetização até a estruturação das mais sofisticadas teorias científicas.
Sua característica especial é “basicamente, a capacidade mental de construir relações” explica Zélia Ramozzi-Chiarottino, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Essa habilidade permite o desenvolvimento de uma gama de operações essenciais para a aquisição do saber: observar, classificar, organizar, explicar, provar, abstrair, reconstruir, fazer conexões, antecipar e concluir - ações que, de fato, todos temos o potencial de realizar. Um esquimó, por exemplo, é capaz de diferenciar a paisagem fria e se localizar no gelo assim como um índio brasileiro sabe caminhar pela Floresta Amazônica sem se perder. Em ambos os casos, o modo de classificar (no caso, mapear) e reconhecer o espaço geográfico é o mesmo. O que muda é a coisa classificada, que varia de acordo com o meio.
O conceito de sujeito epistêmico começou a tomar forma quando Piaget iniciou seus estudos sobre o processo de construção de conhecimentos de Matemática e Física na criança pequena. "Ele é considerado o inaugurador da epistemologia genética, teoria que investiga a gênese do conhecimento, tema que estava ausente das