O brincar e a leitura na pré-escola
Por: M. Biasi
Os professores precisam considerar que na educação infantil muito aspectos podem ser trabalhados por meio de jogos e brincadeiras, com objetivos como levar a criança a “aprender a lidar com ansiedade; refletir sobre limites; estimular a autonomia; desenvolver e aprimorar as funções neurossensoriomotoras; desenvolver a atenção e a concentração; ampliar a elaboração de estratégias; estimular o raciocínio lógico e a criatividade”. (RAU, 2007, p.53). Assim, questões referentes ao espaço e aos materiais característicos de cada situação lúdica são elementos que podem ajudar a definir qual o jogo e brincadeira mais adequada para a ação educativa a qual o professor propõe. Entendemos, portanto, a importância das situações lúdicas como fio condutor, enquanto recurso, na mediação e desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas a educação infantil, tornando-as mais atrativas e estimulantes.
Desse modo, foi pensada a proposta de uma atividade para ser desenvolvida na educação infantil com o objetivo de formar leitores usando como estratégia atividades lúdicas para estimular o prazer na leitura.
Na sala de aula a professora propõe às crianças uma brincadeira “montar um baú mágico”. Para isso, professora e crianças deverão forrar uma caixa grande com papel colorido, e colocar dentro dela muitos livros: contos, poemas, historias, gibis, e objetos da criança: brinquedos, fotos, etc. No desenvolvimento da atividade, uma criança por vez se dirige até o “Baú” e retira um livro lá de dentro, e com a ajuda da professora conta um trecho da historia aos demais colegas mostrando as ilustrações e interagindo na sala ou simplesmente relata algo do seu interesse sobre o objeto que pegou.
Durante a pré-escola é o período preparatório para a alfabetização, a criança desenvolve capacidades e habilidades que a tornarão aptas a aprendizagem da leitura: a construção dos símbolos e o desenvolvimentos da linguagem oral e da