Patrimonio liquido
Patrimônio: É um conjunto de elementos, com conteúdo econômicos, avaliáveis em moeda, pertencentes a uma entidade, que o explora ou o utiliza com um objetivo determinado.
Os recursos utilizados pela empresa são provenientes de duas fontes básicas, capitais próprios e capitais alheios ou de terceiros.
Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
As aplicações de recursos ou investimentos apresentados no ativo e as origens de recursos ou fontes de financiamento estão representadas pelo passivo e o patrimônio líquido.
Da diferença entre o ativo e o passivo resulta a situação líquida, que pode ser: positiva, nula ou negativa, a partir da equação que define o equilíbrio patrimonial:
ATIVO (A) = PASSIVO (P) + PATRIMÔNIO LIQUIDO (PL)
A situação líquida configura-se positiva quando o ativo for maior que o passivo. Neste caso, a soma dos valores ativos seria suficiente para saldar todas as obrigações.
Se o ativo for igual ao passivo, ocorre a situação líquida nula, visto como a soma dos valores ativos seria, a custo contábil, absorvida pelo montante das obrigações, não restando qualquer sobra para os donos.
Finalmente, ocorre a situação líquida negativa , quando o ativo for inferior ao passivo. Nesse caso, se realizado todo o ativo, a valores contábeis, o produto seria insuficiente para saldar a totalidade das obrigações, restando ainda uma parte das dividas, denominado de passivo a descoberto.
O balanço patrimonial compreende os seguintes grupos de contas:
Serão classificados no ativo e no passivo circulante, respectivamente, os direitos e as obrigações cujos vencimentos estiverem compreendidos no decurso do exercício social subsequente a data do balanço.
2.1 Ativo Circulante:
Esse grupo contempla os investimentos circulantes, ou seja, as aplicações em disponibilidade financeiras( caixa, bancos) bem como os direitos de créditos sobre clientes e outros devedores por operações realizadas a prazo( contas a receber, duplicatas a receber) e