Relações matemáticas entre dureza rockwell e dureza brinell:
Como já foi visto, é útil a obtenção de valores de durezas de um dado metal para comparações com outros, ou mesmo para obter a certeza que o material ensaiado se encontra com um grau de dureza conveniente para a ocasião.
Porém os valores das durezas só podem ser comparados, se os ensaios realizados nos materiais forem do mesmo tipo. Devido as particularidades de cada ensaio de dureza, são necessários equipamentos e maquinários específicos para aferir tais valores. Entretanto nem sempre estão disponíveis os equipamentos necessários no local, para um dado ensaio. Assim algumas vezes torna-se um problema achar o valor da dureza na escala preterida. Pensando nisso, através de relações matemáticas, pode-se obter a dureza de um material em uma escala através de outro valor de dureza, obtendo aproximações satisfatórias, sem torna-se necessário a realização de mais ensaios de dureza. Como por exemplo, é possível converter a dureza Rockwell em dureza Brinell através de relações matemáticas que serão explicitadas neste tópico.
O número de dureza Rockwell é definido pela equação do tipo:
[1]
O valores de C1 e C2 são constantes para cada escala usada, e é a diferença em milímetros de profundidade, ou seja, a profundidade causada pela aplicação da carga total menos a profundidade da carga menor. Os valores das constantes são encontrados na tabela abaixo:
A conversão de dureza Rockwell em dureza Brinell pode ser deduzida matematicamente da seguinte maneira:
A partir da equação
HB=QπDp
podemos chegar no valor de “” p=QπD(HB) ou ∆p=∆QπD(HB)
Substituindo em [1] encontramos:
HR=C1-C2∆QπD(HB)
Que é a fórmula teórica para a conversão.
Entretanto a expressão pode não coincidir com as tabelas de conversão existentes, pois os coeficientes C1 e C2 são valores aproximados e a medida da dureza também está sujeitas a erros pessoais, principalmente a Brinell.
Para minimizar os problemas