A importancia do brincar na Educação Infantil
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: LUCIANA BESSA
Trabalho final apresentado a disciplina PESQUISA E PRÁTICA IV
Valéria Maria Ferreira Guedes Machado
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO - 2013
INTRODUÇÃO
Esse relatório de pesquisa surgiu a partir do pressuposto em que as brincadeiras fazem parte do universo infantil, mas verifico enquanto profissional da educação que alguns colegas de profissão excluem o brincar do dia a dia da criança na educação infantil por acreditar que a alfabetização precisa se dar a partir da introdução da criança no universo escolar.
Mas será que excluindo o lúdico desse universo a alfabetização se dará de forma mais efetiva?
Proponho neste texto, discutir a presença do brincar no contexto da educação infantil, tendo em vista que o tema permeia a vida do ser humano desde o ventre materno.
A princípio busquei situar a instituição onde realizei a pesquisa, após retratei a necessidade em que a criança nessa faixa etária tem para brincar e a relação profissional no dia a dia com essa questão.
A pesquisa de campo foi realizada no Colégio e Curso CEM, escola particular localizada no bairro do Engenho de Dentro no município do Rio de Janeiro que possui turmas de Educação Infantil, com o intuito de analisar como ela lida com essa questão. A partir disto, procurei analisar como a instituição lida com a temática, a prática diária dos professores e a necessidade dos alunos da pré-escola e assim verificar se o discurso e a prática têm caminhado juntos e se, realmente, nesta instituição os professores da Educação Infantil compreendem a verdadeira importância do brincar.
Utilizei como embasamento teórico o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI), o Estatuto da Criança e do adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dois sites da internet.
Realizei coleta de dados no campo: observação participante em