PEDAGOGIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Trabalho Final da disciplina Infância e Sociedade
Rodolfo Wellington Pedraça de Oliveira
Três Lagoas
22 de Maio de 2014
1- . A partir das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e do texto “Concepções de criança, creche e pré-escola”, explique cada uma dessas concepções (de criança, de creche e de pré-escola) e a diferença entre elas e as concepções existentes antes da atual legislação que rege a Educação da Infância.
CRIANÇA- é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do encenar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção e na reorganização de suas ideias e sentimentos sobre o mundo.
CRECHE- A matricula da criança nesta fase não é obrigatória. É a primeira etapa da educação básica, aos quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam das crianças no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino.
PRÉ-ESCOLA- (4-6 anos) A matrícula da criança é obrigatória. Nesta etapa da educação a criança é preparada para compreender o mundo em que vive as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.
2- Leia o texto “Educar e cuidar nas creches e pré-escolas” e responda:
a) Como o cuidado e a educação devem ser encarados pelos professores de Educação Infantil?
Trata- se de observar as particularidades de cada criança ainda que em situações coletivas, levando em conta suas experiências extraescola.
b) Quais situações vividas em pré-escolas e creches envolvem situações em que cuidado e