O Barão do Rio Branco na política externa brasileira
Karina Stéfano Pereira
2
Maurício Cassar
1
Resumo
O presente trabalho busca resgatar a importância do Barão do Rio Branco na história da política externa brasileira. Tem-se como objetivo identificar o impacto e a relevância de sua participação e atuação na história da política externa brasileira. A fim de cumprir com o estabelecido, o trabalho abordará brevemente a vida do Barão, fará uma análise geral do que é política externa e apontará as realizações de Rio Branco3 que caracterizaram a política externa brasileira daquela época.
Palavras chave: Barão do Rio Branco. Política Externa. Política Externa Brasileira.
1. Introdução
De maneira bem simplificada, pode-se dizer que as relações internacionais são responsáveis por conduzir as relações entre nações, pessoas e empresas, de acordo com uma análise do cenário mundial. Estas relações ocorrem nas áreas econômica, cultural, comercial, política, social, militar e do Direito. Quando fala-se das relações internacionais de um Estado-Nação, precisa-se entender que elas são orientadas pelos aspectos da política externa que o compreende.
Tendo em vista o peso que a política externa representa para a prática das relações internacionais, este trabalho resolveu trazer esta relevância para o plano nacional de maneira mais pontual. Desta maneira, escolheu-se por tema uma figura notória brasileira, o Barão do Rio Branco, com o objetivo de identificar sua importância na história da política externa brasileira.
Com o intuito de facilitar a compreensão do tema abordado, além desta introdução e das considerações finais, optou-se em estruturar o trabalho em três seções diferentes.
Primeiramente, apresenta-se o Barão do Rio Branco, não de maneira a narrar sua biografia, mas sim, de evidenciar um pouco de seu trabalho no cenário internacional.
Em seguida, aborda-se a política externa de forma analítica, explicando seus elementos, objetivos e meios