O AUTISMO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1-Tema: O autismo na perspectiva de uma educação inclusiva
2-Descrição da experiência e justificativa:
Desde o meu primeiro contato com a Educação Especial “apaixonei-me”, identifiquei-me imediatamente e durante todo o curso, tudo que estava relacionado a tal área da Educação instigava-me, despertava um enorme desejo de aprofundar-me.
Então decidi que minha tese de conclusão de curso, trataria de algo ligado a tal área, que inclusive pretendo especializar-me, mas ainda não havia decidido ao certo qual seria o tema a ser pesquisado.
Diante desse contexto, escolhi tal disciplina para realizar a minha prática de estágio 4- Curso Normal Superior, onde realizei meu trabalho tratando do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
O meu primeiro contato com a palavra “autismo” aconteceu no 2º período de pedagogia atraves da disciplina “Educação Especial”, mas confesso que fiquei confusa diante das primeiras ideias à respeito de tal transtorno que segundo Almeida (2004), é um transtorno invasivo de desenvolvimento que abrange várias áreas da pessoa: comunicação, interação social e pensamento e desde então, minha curiosidade só aumentou, tendo em vista as necessidades especiais que as pessoas portadoras de tal condição demandam e como é a sua relação com o mundo à sua volta.
Mas, a decisão de escolher o tema “O autismo na perspectiva de uma educação inclusiva”, foi definida através de uma experiência vivenciada no estágio citado, onde durante em uma atividade denominada “mini classe”, uma colega relatou sua experiência como professora de um aluno autista adolescente, emocionando a todos com suas observações, preocupações e atitudes, diante de tal situação.
Tal relato marcou-me de tal forma, que não imaginava outro tema para desenvolver minha tese, que não estivesse tratando do