ADN - Diário Económico
DIÁRIO ECONÓMICO - ADN
Pós-Graduação em Jornalismo
Estudos Críticos e Deontológicos dos Media
Prof. Adelino Gomes
Joana Martins Gomes
Janeiro 2014
O Diário Económico
A 30 de Outubro de 1989 surge um novo jornal económico em Portugal, de seu nome Diário Económico.
É propriedade do grupo Ongoing, grupo empresarial português com operações nas áreas de telecomunicações, media e tecnologia, nomeadamente em Portugal e no Brasil.
O Diário Económico é um dos jornais económicos de referência no mercardo português, a par com o Jornal de Negócios. Contudo este de que falo conquistou há muito a liderança na informação económica.
Desde Agosto de 2008 o seu diretor é António Costa, jornalista, que tem uma larga experiência na imprensa económica. Tendo já passado pelo Diário Económico, como director-adjunto da equipa liderada por Martim Avillez Figueiredo, até 2006.
Segundo o diretor, António Costa1, o Diário Económico tem ganho o alargamento da marca, apesar do contexto difícil entre os problemas económicos e o acionista que condicionaram muito a atividade do negócio e do jornal. Em particular o facto de serem um jornal isolado, isto é, que não pertence a nenhum grupo nem beneficiam de nenhuma sinergia. Para António Costa isso acabou por ser um obstáculo e também, de alguma maneira, um incentivo.
O incentivo é comprovado pelos números de publicações em circulação que mostram que o Diário Económico é líder2.
1
Em entrevista ao briefing.pt
2
Ver números em http://www.apct.pt/Analise_simples.php
Resumo dos temas de capa do Diário Económico
6/janeiro/2014
António Simões, presidente do HSBC no Reino Unido: "Seguir a Irlanda não é totalmente racional", banqueiro em Londres, António Simões alerta para os riscos da saída irlandesa do programa de ajustamento; "Ser gay nunca foi um tema. Em vez de dizer "a minha mulher", digo "o meu marido"". 1942-2014: Eusébio da Silva Ferreira morreu a 20 dias de