O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Aline Da Silva De Sousa
Débora Pereira Vidal
Geane Vilas Boas Lisboa
Grasiela Soares Macedo
Leticia Cavalcante Magalhães
Lucineide Freires De Medeiros
Milton Antônio Pires Junior
Thami Rodrigues De Souza
Ementa: 1. Introdução. 2. A dignidade da pessoa humana e a figura do trabalhador. 3. Conceito. 4. A visão do funcionário. 5. Formas 6. Perfil das vítimas. 7. Consequências nas vítimas. 8. Perfil dos agressores. 9. Indenizações. 10. Conclusão 11.Referências bibliográficas
1 Introdução
O tema assédio moral no ambiente de trabalho despertou nosso interesse, pois é um tema que começou a ser discutido recentemente, apesar de ser uma prática antiga.
O assédio moral fere os princípios de dignidade e proteção à pessoa humana e se manifesta de variadas maneiras (como veremos mais para frente). É causador de males psíquicos, como a depressão.
Novas exigências no ambiente do trabalho são incorporadas gerando sentimentos de medo, angustia e tristeza.
Neste trabalho apresentaremos os principais motivos e formas de assédio moral e seu aspecto jurídico.
2 A dignidade da pessoa humana e a figura do trabalhador
“O trabalho dignifica o homem”. Esta frase tão recorrente em nossa vida nos mostra como o trabalho é importante na vida do homem, é através dele que sobrevivemos e vivemos na sociedade moderna, por isso tudo aquilo que diz respeito ao homem e seu trabalho está intimamente ligado a sua dignidade.
A dignidade da pessoa humana é direito fundamental elencada no art. 1ª, III da Constituição da República Federativa do Brasil. Também diz a Declaração Universal dos direitos humanos em seu artigo 23.1 “Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego”.
Se a dignidade humana e o trabalho são preceitos de toda pessoa, estes não poderiam deixar de existir no