perfil novo do trabalhador
As mudanças no mercado de trabalho fazem parte da evolução da vida, mas o que assusta é a velocidade com que essas transformações acontecem e como atinge a todos.
A busca pelo conhecimento e a constante qualificação, faz com que o profissional, esteja á par do mundo em sua volta e saiba administrar as situações adversas que advir.
Com o surgimento de novas profissões e a renovação das funções de cargos antigos, o avanço constante da tecnologia e da comunicação permite o acesso das pessoas a novos produtos e serviços, ocasionando uma demanda por trabalhadores com determinado perfil onde é importante saber se comunicar com proficiência, dominem novas tecnologias, se relacionem bem com as pessoas, tenham interesse pelo bem estar da sociedade, ser flexível nas suas ideias e atitudes entre outras características.
As empresas passam por um momento difícil em relação à admissão de novos funcionários. Isso ocorre quando, ao ocupar as vagas disponíveis, a pessoa que antes estava desempregada inicia sua prestação de serviço sem a concepção de um atendimento de qualidade e uma produtividade relacionada à demanda da empresa.
A necessidade de trabalhadores com tais competências tem relação direta com a educação, que necessita de mudanças. E para dar início a essas mudanças, nós, sociedade e educadores temos que nos empenhar na reconstrução do papel da escola.
Temos que encarar a nova realidade, saber que a educação deixou de ser apenas um processo de ensino-aprendizagem e que não se aprende apenas no espaço escolar. A tarefa de educar atravessa os muros da escola e segue para diversos setores, dando assim um novo cenário para a educação.
A classe trabalhadora se tornou muito