manifestações sociais
RESUMO
Recentemente, diversas cidades brasileiras foram tomadas por manifestações populares. A pauta original das mesmas era a revogação do aumento da passagem do transporte público, exigência conquistada posteriormente, em inúmeros municípios. Porém, diversas outras demandas foram incorporando à agenda primordial, colocando inclusive em risco os objetivos iniciais. Muitas reflexões foram feitas no sentido de tentar compreender tamanha mobilização das pessoas, talvez a maior da História brasileira, considerando que movimentações deste tipo não são algo muito comum no Brasil.
Este artigo pretende contribuir com os debates em torno das manifestações sociais ocorridas no Brasil, no ano de 2013. Sistematizando e analisando algumas questões de insatisfações da sociedade, observadas em tais momentos, os quais ainda não terminaram o que, portanto, dá um caráter de exame preliminar dos eventos ao esforço intelectual aqui apresentado. Utilizamos o método investigativo como procedimento da análise do tema, em seguida, sugerimos soluções para o problema acima apresentado.
PALAVRAS-CHAVE: Manifestações. Origem. Conseqüências.
INTRODUÇÃO
Os protestos no Brasil, ocorridos em 2013, tiveram início com a contestação ao aumento na tarifa de transportes público em São Paulo. Essa manifestação ganhou apoio popular após a forte regressão policial contra as passeatas. Atos semelhantes rapidamente se proliferaram em diversas cidades, com destaque para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal. É válido ressaltar que os diversos protestos ocorridos passaram a abranger uma variedade de temas, entre eles, os grandes eventos esportivos internacionais, os gatos públicos, a má qualidade dos serviços públicos, entre outros, no qual geraram uma grande repercussão nacional e internacional. Foram as maiores mobilizações no país desde a época do Impeachment, movimento social contra o