Manifestações Sociais
1 INTRODUÇÃO
As manifestações ocorridas em todo o país no meio do ano e que até agora ainda acontecem em diversas capitais, embora com menos ênfase, tiveram e tem um papel importante na história recente do Brasil. Pela forma como se deu, pelos efeitos obtidos e a mensagem deixada em cada uma delas.
Este trabalho, aqui apresentado com o objetivo de suscitar o pensamento crítico das questões políticas da sociedade atual, pretende chamar a atenção para o que foram as manifestações, o que elas reivindicavam e as consequências das mesmas.
Também está sendo abordada a influência da Internet nos movimentos, que teve papel preponderante como veículo de convocação instantânea, tornando-se um indiscutível instrumento de convocação das massas e divulgação dos efeitos da mobilização.
Coube ainda neste mesmo trabalho a discussão das origens das manifestações, levando em conta o fato de que não se trata de um fenômeno novo, mas da forma como tem ocorrido com nuances tecnológicas tão fortes, tornou-se tipo de fenômeno social peculiar, e definitivamente entrou para a história recente de diversos países, onde governos que haviam muito estavam no poder foram derrubados, reivindicações foram estampadas e decisões mudaram o curso de alguns povos.
Deste estudo a mensagem obtida deixou bem claro que o povo pacífico, como é conhecido o brasileiro, ainda tem a capacidade de ir as ruas reivindicar direitos e expressar indignação por tudo o que acontece no país. E mais, as manifestações não se constituem uma ferramenta efêmera, ao contrário, tem se mostrado duradoura pois, as primeiras ocorreram no meio do ano e quase seis meses depois, ainda tem ocorrido em diversas partes do país como meio para se reivindicar direitos ameaçados.
2 DESENVOLVIMENTO
Há registro de movimentos sociais no Brasil desde o primeiro